Você sabe escutar?
O que quero escrever para você hoje é um texto mais breve, porém grande significado. Então leia com atenção e veja como este comportamento impacta o seu desempenho profissional e pessoal.
Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar.
Ouvir
Ouvir refere-se aos sentidos da audição. Quando alguém te ouve, não significa que ela te entendeu de verdade…
Escutar
Escutar é mais do que isso. A pessoa precisa prestar atenção, compreender, formar sua opinião, interagir e contribuir. Não basta apenas ouvir.
Você sabe escutar?
Agora, como você pratica a sua escuta no seu relacionamento interpessoal? Quando você exprime uma ideia, você sempre quer estar certo e nem escuta o que a outra pessoa está tentando dizer e fica interrompendo o tempo todo? Quanto tempo você acredita que alguém vai prestar atenção em você com este tipo de comportamento?
Em um diálogo saber escutar significa entender o que a outra pessoa está dizendo e não agir somente em prol da sua própria opinião.
Se você sempre quer estar certo e não escuta os outros, você certamente irá fechar grandes oportunidades de aprendizado e crescimento na sua vida!
Pense sempre na dinâmica envolvida no seu dia-a-dia, com seus colegas de trabalhos e amigos. Mais do que apenas estar do lado ou ser educado para dizer que quer ajudar, você pode escutar e contribuir para o crescimento profissional e pessoal do seu meio.
Que tal experimentar e fazer um teste?
Anote durante uma semana o que você realmente escutou e de que forma você contribuiu com o outro interlocutor. Seja sincero e surpreenda-se!
Um forte abraço!
Ricardo
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