Você já teve a sensação de perder tempo durante um dia, semanas ou meses?
A vida moderna faz você se mover rapidamente e o tempo parece que passa entre nossos dedos sem nem mesmo percebermos. É por essa razão tão importante que não devemos perder nosso tempo e atenção com coisas negativas, irrelevantes ou estúpidas.
A maioria das pessoas está perdendo seu tempo e sua vida fazendo coisas que não trazem alegria, significado e contentamento, até o momento que chega a idade avançada. Aí começam a surgir os arrependimentos por causa das necessidades emocionais que nunca conseguiram satisfazer e o famoso “e se…?”
E se eu tivesse trabalhado menos, e se eu tivesse me dedicado mais, e se… e se… e se…?
Se você não quer que isso aconteça com você, dê uma olhada nas 11 coisas que você pode estar fazendo sem se dar conta que perdeu o controle da sua vida já neste momento e faz você perder tempo.
1. Perca seu tempo esperando pelo futuro
É claro que pensar no futuro e se planejar não é perda de tempo. No entanto, quando você “suporta” seu dia-a-dia, pensando somente no final de semana que está por vir, nas suas férias, na sua aposentadoria, aí você acaba perdendo a beleza e o potencial do presente e por consequência acaba por perder tempo.
Eu tenho uma série de vídeos no YouTube onde comento muito sobre o tempo e uma das coisas que pergunto em um dos vídeos é “Quanto estão te pagando hoje para deixar de viver o seu sonho?”
Muitas vezes ficamos esperando o momento perfeito, a situação ideal, o local ideal para entrar em ação e acabar com a nossa satisfação interna. É muito triste isso.
Então deixo a pergunta para você agora: Quanto estão te pagando hoje para deixar de viver o seu sonho?
2. Perca seu tempo buscando a perfeição
É lógico que devemos buscar excelência e termos orgulho de tudo o que fazemos.
Nossos próximos passos devem ser cuidadosamente planejados para que sejam os melhores a serem dados. Porém fazer o nosso melhor e buscar a perfeição são raramente a mesma coisa.
Quando a perfeição se torna o seu objetivo principal, ela acaba se tornando inimiga do seu progresso. Desta forma te distrai de assumir o risco essencial de dar o próximo passo.
Entenda que perfeição não existe porque quando algo é perfeito para você uma vez, na próxima vez não tem mais o mesmo efeito. A soma das experiências vividas até hoje como falamos no Dono do Tempo, molda como você percebe as coisas na sua vida.
Se você perceber que a perfeição é um processo de melhoria contínua, sua vida será bem mais leve.
3. Perca seu tempo reclamando
Passar seu tempo reclamando sobre seus problemas parece ser um jeito inocente de desabafar, porém de acordo com a ciência os efeitos de reclamar são na verdade gigantescos.
Fazer isso reprograma o seu cérebro para ver negatividade mais rapidamente e mais facilmente. Em outras palavras, pessimismo se torna mais fácil com a prática. Isso significa que reclamar não está somente gastando seu tempo, mas também fazendo com que seja mais difícil que você seja produtivo e feliz.
Pare e pense comigo um pouco… você gosta de estar perto de pessoas que reclamam o tempo todo? Você gosta de passar o seu tempo com este tipo de pessoa?
Seu tempo é o bem mais precioso que você tem, não perca este tempo reclamando.
Aprenda a focar na solução ao invés de pensar no problema e deixe de perder tempo.
4. Perca seu tempo sendo arrogante
É claro que você pode pensar que pedir ajuda faz com que você se sinta meio burro. Não acredite nisso… você irá parecer ainda mais burro se você deixar de fazer alguma coisa, ou fizer algo errado porque deixou de pedir ajuda.
Existem várias razões para não pedir ajuda, mas geralmente é uma questão de orgulho ou medo, e isso é uma grande perda de tempo porque te impede de seguir em frente.
Se você não está pedindo ajuda, você provavelmente não está se desafiando o suficiente. Você deve realizar somente atividades que te permitam se manter dentro da sua zona de conforto. E para você se desenvolver pessoal e profissionalmente você precisa de desafios que permitam expandir seus conhecimentos e te levem para o próximo nível.
Já ouviu a frase: Quem faz perguntas fica tolo por 5 minutos e quem não, fica uma vida inteira?
A escolha é sua!
5. Perca seu tempo com as pessoas erradas
Essa é a decisão mais importante que você pode fazer quanto a sua produtividade, felicidade e sua vida.
Relacionamentos demandam manutenção, porém existe uma diferença entre cuidar de um relacionamento saudável e tentar forçar um mal relacionamento que não faz muito sentido. Construir relacionamentos não é perder tempo!
Quando você é incompatível com alguém ou esse alguém não tem as características que você busca em você, avalie se este relacionamento vale a pena ou arrisque perder muito do seu precioso tempo.
Durante o Dono do Tempo falamos muito sobre relacionamentos e como são mantidos e uma coisa para você se lembrar é que somos a média das cinco pessoas com as quais mais convivemos.
Aprendemos como as pessoas se comportam, como agem, como elas pensam… isso vale muito mais do que a simples teoria… Dúvida? Então experimente elevar o seu círculo mais íntimo de amizades para ver o que acontece com a sua vida!
6. Perca seu tempo com arrependimentos do passado
Nos arrependemos, faz parte da vida.
Nos arrependemos das nossas ações, das nossas decisões, e das nossas motivações. Mas nada disso muda o passado, e somente aqueles que admitem que são imperfeitos são capazes de seguir em frente.
Reconheça seus erros, talvez ofereça desculpas sinceras se for necessário, e então deixa tudo isso para trás. Não permita que o arrependimento te distraia das oportunidades do presente.
Você já deve ter reparado que um carro tem um grande visor para frente e pequenos espelhos para trás… Assim é a vida… olhe para frente e use a experiência que o passado te trouxe para seguir adiante.
Quem vive de passado é museu!
7. Perca seu tempo buscando riqueza
Quem busca riqueza decidiu deixar de lado seu maior potencial em troca de alguma oportunidade que fornecesse mais dinheiro.
O ser humano foi criado para contribuir, impactar positivamente a vida das pessoas.
Às vezes nossa contribuição fornece estabilidade financeira ou até riqueza. Em outros casos, não. De qualquer maneira, quando nossa contribuição para a sociedade se torna majoritariamente motivada por desejos egoístas de riqueza, perdemos a oportunidade de viver a vida de verdade.
Outro ponto a ser considerado é que as coisas que possuímos exigem nosso tempo, energia, dinheiro e atenção. Quanto mais possuímos maior o estresse na nossa vida, porém continuamos buscando acumular cada vez mais e mais. Mesmo quando o “mais” se torna a distração.
A maior questão não é ter a ambição de crescimento. Se você observar pessoas de sucesso ou financeiramente mais bem situadas, você irá perceber que elas contribuem.
Você ganha mais, quanto mais contribuir. Você multiplica. A ganância te freia.
E tem diferença entre ganância e contribuição. Acredito que não preciso explicar isso, não é mesmo?
8. Perca seu tempo buscando reconhecimento
A vida que você vive acontece independente de alguém perceber o que você faz ou não.
Aqueles que vivem uma vida focada na necessidade de reconhecimento são os primeiros a buscar atalhos para chegar onde querem.
Faça o oposto, busque admiração aos olhos daqueles que te conhecem de verdade – porque no final, é isso que importa.
E sendo mais realista ainda… Você consegue controlar 100% daquilo que você pensa sobre você e sobre suas ações? Provavelmente não. E me diga, como você quer controlar os outros o que os outros pensam sobre você?
Aprenda a viver tendo em primeiro lugar o seu reconhecimento. O resto é consequência.
9. Perca seu tempo se comparando com outros
Parece que nos sentimos obrigados por natureza a nos compararmos com as pessoas ao nosso redor.
Comparamos nossos pertences, nossa aparência, nossa família, e nosso sucesso. Mas cada vez que fazemos isso colocamos nosso foco e energia na pessoa errada.
Nos comparar com outros sempre fara com que você se arrependa de quem você não é, ao invés de permitir que você cresça e aproveite ser quem você é.
10. Perca seu tempo buscando prazer
“Por que não, qual o problema de buscar prazer?”
Você provavelmente está se perguntando e eu concordo com você até certo ponto.
Porém o problema é que o prazer é um péssimo professor.
As lições mais importantes que recebemos na vida vem raramente em momentos de prazer. Bem pelo contrário, elas nascem da dor. Não estou dizendo que demos buscar a dor nas nossas vidas. Mas sim que viver a vida buscando somente prazeres vai te levar para os lugares errados.
Toda mudança de grande impacto na sua vida surge de situações nas quais você sofreu um forte impacto emocional. Durante o Dono do Tempo trabalhamos muito a questão sobre lidar com emoções e aprender a canalizar cada uma delas para o seu devido lugar.
11. Perca seu tempo sendo indiferente
Todos temos muito a oferecer.
Aqueles que buscam viver como vítimas irão sempre perder as oportunidades de contribuir.
Da mesma forma, aqueles que escolhem adotar uma atitude de indiferença para o mundo ao seu redor pedem oportunidades de alcançar seu maior potencial.
Mas aqueles que reconhecem a necessidade de fazer algo para ajudar o próximo e contribuir e fazem algo a respeito, sentem a alegria e realização que só podem encontrar através desta atitude.
Você já ouviu falar de que gentileza gera gentileza? Esse é o ponto!
Concluindo
Nosso dia-a-dia nos consome por vezes e entramos em loop, em modo automático e vamos vivendo a vida sem parar para pensar nas coisas que estamos fazendo.
Precisamos fazer mudanças nas coisas que não estão nos atendendo e buscamos melhorar a cada dia um pouco. Através de pequenos passos, chegamos em grandes resultados.
Qual o primeiro passo que você irá fazer para gerar novos resultados na sua vida?
Para se desenvolver ainda mais, você pode se interessar pelos seguintes artigos:
Deixar um comentário