Como você reage depois de uma queda é que determina o tamanho da sua força.

Esta característica é chamada de Resiliência. Ela se relaciona com sua capacidade de “dar a volta por cima” depois de algo ruim, sua capacidade de voltar ao seu “estado original”… Alguns dizem mais firmemente: Sua capacidade de aguentar “porrada”.

Cada um do seu jeito, mas no fim você está emocionalmente preparado para lidar com a pressão do dia a dia, ou vai ficar de mimimi dizendo que com você as coisas funcionam de maneira diferente?

Como você se comporta depois de algo extremamente negativo? Você fica um bom tempo se lamentando ou você consegue voltar ao seu estado normal em pouco tempo?

Em uma pesquisa realizada com os sobreviventes do atentado às Torres Gêmeas em 11/09 nos EUA os pesquisadores observaram que as pessoas que começaram a ser solidárias com outras e pensar em reconstruir o que foi perdido e colaborar aproveitando o aprendizado e oportunidade de continuar vivendo, se recuperam 4x mais rapidamente daquelas que ficaram se lamentando e se “vitimizando”.

Dica para quem trabalha: observe as pessoas que estão em nível hierárquico acima de você e como elas reagem as diversas situações e se elas realmente só fazem o que está no descritivo da função ou vão além.

Dica para o dia-a-dia: Pare de mimimi e observe porque você fica se lamentando depois de algo ruim. Lembre-se: é tudo relacionado com sua atitude e não com você.