Perdoar é uma questão de saúde
Estatísticas médicas (Universidade da Califórnia) indicam que 60% das doenças tem fundo emocional. 60% desse numero estão relacionadas com a incapacidade ou recusa de perdoar.
Perdoar para manter o equilíbrio
Muitos pensam que perdoar é se rebaixar, deixar de se valorizar, mas o que vale é o equilíbrio. Quando você consegue achar o meio termo, o lado ideal de convivência mútua você melhora todos e quaisquer tipos de relacionamentos, deixando para trás a tristeza, mágoas, rancor e tendências de doenças mais graves como depressão, câncer, úlceras, somente para citar algumas.
Perdoar te faz crescer
Você ficará mais tolerante, esperançoso, menos irritado e magoado e aprenderá a controlar melhor suas emoções. Ainda o perdão traz melhoras no seu sistema nervoso e cardiovascular.
A escolha é sua… deixar de perdoar por orgulho ou perdoar sem qualquer expectativa de compensação por isso.
Mas lembre-se, tudo deve ser verdadeiramente de coração sem intenções ou esperas de benefícios!
Um forte abraço!
Ricardo
Era exatamente o que eu precisa escutar! Tenho problemas emocionais e sei do peso que o perdão tem nisto, mas não é fácil, principalmente quando o outro não te pede o perdão, e você precisa perdoar por iniciativa própria.
Olá Mariane!
O que precisas entender é que qualquer situação que aconteceu ou que ocorre é apenas um fato, livre de emoções. Não importa o que for, sempre será um fato neutro. Agora, em contrapartida, é você que atribui uma emoção (positiva ou negativa) ao fato e isso faz que sintas algum desconforto ou dor emocional.
O perdão não precisa vir da outra pessoa, ele pode ser unilateral, sem você falar com ela. O que deve acontecer é gerar este sentimento do perdão genuinamente de coração, sem mágoas, receios ou outras emoções. É como se você fizesse um processo de despedida.
Entenda que o que foi está no passado e deve ser olhado com carinho e aceito como é. Não vai te ajudar em nada ficar revivendo as situações. Extraia qual aprendizado positivo você obteve da situação. (Acredite! Sempre há algo de bom a ser aprendido, mesmo nas piores e mais extremas situações.)