Quando estamos gerando comunicação um dos critérios mais importantes é saber ouvir.
Mevlana Rumi disse um tempo atrás: “Para poder falar, você primeiramente precisa ouvir, então aprenda a falar através da escuta!”
Ruídos na comunicação muitas vezes ocorrem puramente por não prestarmos atenção de verdade no que a outra pessoa está querendo dizer e nos precipitamos em tirar conclusões. Veja como você pode melhorar sua escuta ativa em 8 passos simples a serem seguidos e lembrados:
1. Mantenha o foco
Foque na pessoa que está falando e mantenha contato visual. É o mínimo que você deve fazer para estar presente.
2. Permaneça relaxado
Preste atenção, mas permaneça relaxado. Desta forma você não gera uma tensão desnecessária.
3. Mantenha sua mente aberta
Não julgue ou tire conclusões precipitadas.
4. Escute e visualize
Escute as palavras e tente visualizar o que a outra pessoa está tentando dizer. Uma coisa é o que a pessoa está contando, outra coisa é o que você está realmente entendendo do que está sendo dito.
5. Questione
Faça perguntas somente para certificar o entendimento correto e somente quando a outra pessoa fizer uma pausa da sua explicação.
6. Não interrompa
Deixe a informação e o pensamento fluir naturalmente. Não tente impor as suas “soluções”.
7. Pratique a empatia
Tente sentir o que a outra pessoa está sentindo naquele momento. Se colocar no lugar da outra pessoa ajuda a compreender melhor toda a situação e permite que você mergulhe efetivamente na situação.
8. Forneça feedback constante para a outra pessoa.
Você estará mostrando que realmente está interessado em ajudar e ajudar a resolver a situação.
Lembre-se sempre: Quanto menos você interromper mais ativa será sua escuta!
Um bom exercício para você começar a praticar: Peça alguém de sua confiança (amigo, amiga, marido, esposa, etc) que esta pessoa fale com você por 10 minutos e te diga as coisas que mais gosta em você. Não use nada negativo, apenas coisas que gosta, admira, respeita e similares. Durante estes 10 minutos você não pode falar absolutamente nada, apenas preste atenção e não verbalize nada.
Ouvir não significa escutar.
Um forte abraço!
Ricardo
Deixar um comentário