Quando você é demitido da empresa da qual faz parte, por muitas vezes, acaba sendo quase que de surpresa. Bem, normalmente a surpresa é para quem foi demitido, porque os colegas ao seu redor já esperavam por isso.
Ao ser selecionado para trabalhar em uma empresa, você passa por várias entrevistas, testes e outras etapas, e, na sua grande maioria ainda, você é contratado pelas suas habilidades técnicas, conhecimento prévio e toda a bagagem que você trouxe consigo.
Vale a regra: Você é contratado pelo perfil técnico e demitido pelo seu comportamento!
Hmm…. como assim? O seu comportamento e suas atitudes tem a maior influência para levar você a ser demitido. Você não foi demitido de uma hora para outra. É resultado de repetidas ações diversas…
Mas como lidar com a demissão e usá-la ao seu favor?
- Controle suas emoções: Quando você escuta que está demitido da empresa tende a reagir de forma mais explosiva, então segure seus ânimos porque raiva, descontrole e tudo aquilo que não representa a aparente calma, não vão ajudar você em nada neste momento (nem depois).
- Não reaja por impulso: Você precisa preservar sua reputação e dignidade. Não jogue fora o (pouco) que sobrou dela.
- Pergunte o motivo exato pelo qual você está sendo demitido: Você poderá levar a explicação como aprendizado para que possa tomar uma atitude assertiva e começar a melhorar os pontos que precisa desenvolver.
Se você não souber como melhorar, procure um especialista que direcione você corretamente para sua carreira e ajude a desenhar o seu perfil melhorado. Evolua! - Não se faça de vítima: Ao se fazer de vítima você acaba mostrando que sua resiliência é baixa e não sabe lidar com críticas. Afinal, o que aconteceu é uma repetição de coisas, nada é de uma hora para outra.
- Analise outras experiências negativas em outras empresas: Analise qual comportamento você está repetindo que está fazendo com que você não esteja evoluindo. Se você sempre culpa as empresas pela sua saída dela, você seriamente precisa começar a olhar para você mesmo, ou vai justificar dizendo que todos estão errados e você está fazendo tudo certo?
- Assuma a responsabilidade: Pare de culpar os outros pelo que vem acontecendo. Amplie seu conhecimento/discernimento sobre como você está se posicionando no ambiente de trabalho, decida agir e tome uma atitude. Conhecimento sem ação, não adianta para nada.
- Mantenha contato com seus colegas de faculdade, MBA e ex-colegas de trabalho: Grande parte das contratações realizadas são através de indicações que ajudam na “peneira” inicial.
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