Em uma rotina de trabalho convencional é extremamente normal que você seja pressionado por resultados.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e os melhores se destacam.
Com esta cobrança por resultados os líderes, chefes, supervisores, etc também chegam em um nível de stress alto e estão sob constante pressão e são muito exigentes. Desta forma acabam, por vezes, repassando a pressão à sua equipe.
Como lidar com um chefe extremamente exigente?
1. Não leve para o lado pessoal
Perceba que muitas vezes o seu superior também tem um chefe acima dele colocando pressão, assim, você está sendo a consequência da sobrecarga dele. Muitas vezes ele não esta fazendo cobrando você excessivamente de propósito, mas está respondendo à pressão externa. Tudo estará relacionado com resultados apresentados, então vale pesar os fatores e verificar se o que você está entregando está de acordo com o que esperam de você. Lembre-se: é profissional!
2. Considere por que seu chefe está sendo tão exigente
Seu chefe possui o comportamento de cobrar sempre? Ele está envolvido em um projeto grande que depende das pessoas entregarem seus resultados também? Não foque apenas no seu umbigo, olhe a sua volta e perceba os fatores que contribuem para esta pressão, não somente do seu superior, mas também com seus colegas.
3. Não seja um saco de pancadas
Não fique apenas sorrindo ao ser cobrado. Tome a atitude necessária e faça o que esperam de você. Certamente a empresa investiu tempo no seu treinamento e período de adaptação para que você se tornasse melhor e tivesse as habilidades mínimas necessárias. Lembre-se disso e não tente se achar superior do que outras pessoas e nem queira fazer papel de vítima, o que seria pior ainda. Resolva!
4. Confronte seu chefe gentilmente
Converse com seu chefe de maneira adulta e civilizada, sendo profissional e racional. Busque entender o que precisa melhorar e como trazer os resultados esperados. Entrar raivoso em uma conversa ou deixar suas emoções falarem mais alto, não lhe ajudar em nada e podem fazer com que você perca o respeito e sua credibilidade. Assim, você não vai querer ficar trabalhando depois que você mesmo estragou o ambiente, não é mesmo?
5. Escuta e repita
Escute sempre atentamente e faça questionamento para que entenda exatamente o que você deve fazer. Para finalizar repita com suas palavras o que lhe foi pedido e certifique que está com a informação completa e correta para fazer o seu trabalho com a devida qualidade.
6. Defina expectativas e prioridades mútuas
Alinhando estes fatores você terá o prazo correto e saberá dizer se está com alguma atividade que pode ser postergada em caso de urgência, sendo esta de qualquer origem. Não aceite todas as tarefas que você deve fazer sem ter uma noção exata do seu tempo e prazo necessário para conclusão. Uma vez que você aceitou o que deve ser feito, faça de tudo para concluir dentro dos prazos.
7. Mantenha-se positivo
Mantenha a calma e seu comprometimento com o resultado. Ainda, ajude o seu chefe a entender mais sobre sua rotina, se necessário.
8. Seja alguém que resolve problemas e não o criador de problemas
Problemas sempre acontecem, então ao invés de se lamentar e achar 10.000 desculpas, veja qual o problema que você tem e apresente, em seguida, de que forma você irá resolver. Se tiver dúvidas, questione se a sua linha de raciocínio está na direção certa e peça direcionamento/auxílio. Não esqueça: Não espere o prazo estourar para fazer isso! Organize-se e alinhe sua agenda com as atividades.
9. Reforce de forma positiva
Agradeça a compreensão por algo ou quando recebe uma orientação que está contribuindo para seu crescimento. Leve um aprendizado da situação e e procure não cometer as mesmas falhas de novo. Ninguém gosta de ficar corrigindo e sendo corrigido pela mesma coisa inúmeras vezes.
10. Comemore os sucessos
Cada conquista é importante, pense no coletivo e contribua para que os resultados aconteçam. Um grupo que trabalha em conjunto consegue resultados mais sólidos e sustentáveis do que equipes que pensam de forma unilateral sem o senso de contribuição.
Um forte abraço!
Ricardo
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