Ontem falamos um pouco sobre resiliência emocional e aproveitando o assunto quero seguir hoje colocando algumas coisas que ajudam as pessoas a serem mais resilientes com pequenas ações no seu dia a dia.
Dentro do assunto exploro a temática mais detalhadamente no vídeo abaixo, ou se você quiser apenas um resumo mais do que rápido, leia o texto abaixo.
Se você já assistiu o vídeo, agora você pode observar abaixo 10 características de pessoas resilientes. Se você não assistiu ainda, recomendo fortemente que você assim o faça para ampliar sua visão sobre o assunto e continuar crescendo mais e mais a cada dia.
1. Pessoas resilientes sabem seus limites
Para estas pessoas existe uma diferença entre seus valores e sofrimento temporário. O stress pode ser parte da história, mas não será eterno.
2. Pessoas resilientes mantém boa companhia
Elas se conectam e vivem cercadas de pessoas resilientes. Desta forma elas tem referências do que consideram uma atitude saudável, bem como obtém o suporte necessário para situações difíceis. As pessoas que nos dão suporte são do tipo que nos acalmam ao invés de nos deixarem mais frustrados ainda.
3. Pessoas resilientes cultivam auto-percepção
Desta forma elas entram em sintonia com suas necessidades psicológicas e fisiológicas sabendo do que precisam e do que não precisam, ou mesmo, saber o momento de buscar alguma ajuda externa.
4. Pessoas resilientes praticam aceitação
Elas entendem que a dor e o stress fazem parte do dia a dia e fazem parte dos altos e baixos que vivemos. Desta forma elas analisam a situação, mergulham na experiência obtida e nas emoções geradas e se recuperam mais rapidamente em busca do seu eu ideal.
5. Pessoas resilientes tem vontade de permanecer em silêncio
Ao invés de ficar ligado nas distrações diárias como televisão, reality shows, fofocas, perder tempo com inutilidades, elas buscam estar presentes no momento sem julgamentos ou restrições. Não é simples, requer prática, mas aumenta sua resiliência.
6. Pessoas resilientes não precisam ter todas as respostas
Tentar achar respostas sozinho a todo custo eleva o nível de stress e faz com as respostas fiquem bloqueadas na sua mente. Permitir-se relaxar ou falar com alguém sobre uma necessidade específica, diminui o nível de pressão e gera abertura para soluções antes impensadas.
7. Pessoas resilientes possuem uma lista de hábitos para cuidarem de si
Elas possuem uma lista mental ou escrita de bons hábitos que as fortalecem quando mais precisam. Nesta lista podem estar itens como alimentação saudável, exercícios, caminhadas, academia, happy hour com amigos, tempo exclusivo para a família, passeios, viagens, etc, somente para citar alguns exemplos… Você já tem a sua lista?
8. Pessoas resilientes enumeram seus times
Elas sabem quem vai auxiliar, contribuir para o grupo, ser honesto e pode aprender no coletivo. Desta forma melhoram o nível de comunicação e feedback no seu meio de convivência, voltadas às suas necessidades.
9. Pessoas resilientes consideram as possibilidades
Elas pensam o que deve ser parte da história e o que pode ser mudado. Esta situação pode ser olhada de forma diferente em relação ao que eu considerei até agora? Assim elas aumentam sua compreensão real da situação atual e mudam as interpretações.
10. Pessoas resilientes pensam fora da caixa
Elas anotam todas as ideias e analisam posteriormente para verem o real sentido do que pensaram. Com isso eliminam pensamentos e soluções negativas e aumentam o seu grau de positividade.
(inspirado no artigo: The art of Resilience)
Um forte abraço!
Ricardo
Deixar um comentário