Valores… Quando você pensa no desenvolvimento de sua vida, da sua carreira e da forma que você conduz a sua história, no que você se norteia? Quais valores de vida possuem um peso maior ou menor para você?

O que você considera importante?

Uma das coisas mais importantes para você poder definir qual o seu grau de satisfação e sucesso na vida é saber quais são os valores pessoais que você tem como sua base.

Tem coisas que fazemos que dependem muito da nossa visão de mundo para definirmos se é algo pode ser bom ou ruim, certo ou errado, justo ou não.
 
Isso é valor! Coisas que norteiam, das quais você não abre mão.
 
Nossos principais valores já são gerados em casa, com nossas famílias, com suas percepções e de forma que estes valores oriundos de culturas e experiências diferentes impactam diretamente em nossas vidas.
 
Vamos ver sobre o que iremos falar hoje?
  1. O que são valores?
  2. Critérios de valores
  3. Entendo as influências dos valores na sua vida
  4. Alinhando a vida profissional com valores pessoais
  5. Conquistando a tranquilidade

 

O que são valores?

Entenda valores como as coisas que são importantes na sua vida. Alguns exemplos para ajudar a entender melhor:

  1. Família
  2. Saúde
  3. Aprendizado
  4. Diversão
  5. Justiça
  6. Igualdade
  7. Fé (religião)
  8. Honestidade

Pare e analise todos os aspectos da sua vida. Estes valores são criados através da sua experiência de vida, da base da sua educação, da convivência com amigos e de muitas outras formas.

Algumas pessoas irão definir a família como pai e mãe ou irmãos, tios e todos os demais parentes. Como você define sua proximidade com todos os seus familiares e de que modo deixa ser influenciado ou faz questão de estar próximo da família?

A família é considerada um pilar no crescimento pessoal e profissional. Uma falta de estrutura familiar gera, muitas vezes, crianças com falta de referência e que anseiam por alguém que os oriente de forma adequada.

Como você orienta seus filhos? Como você respeita os mais velhos na sua família?

Por outro lado, outras pessoas definem a saúde como o mais importante em suas vidas. Sem saúde você não é  nada.

Mas, sinceramente, o que é saúde?

Você pode falar de saúde física, mental, financeira ou espiritual…

O que é mais importante para você? Como você se sente bem? Qual o seu conceito de uma boa saúde física? Praticar esportes todos os dias, se alimentar adequadamente?

Ainda temos a opção de aprender diariamente, como escrevi no nosso e-book “As  10 leis para uma vida mais feliz”, faça com que o aprendizado seja maior que sua experiência!

Não adianta nada você ter passado por muitas situações na sua vida, se você não aprendeu nada com elas.

Principalmente para quem adora o convívio social, a diversão é um aspecto fundamental para sentir-se bem e viver feliz.

O mesmo tipo de pensamento podemos fazer para os demais itens desta lista, mas acredito que você entendeu onde quero chegar.

Quais são os sentimentos e emoções que se manifestam em você?

Faça uma breve pausa, reflita sobre o que é importante para você, adicione outros itens na sua lista e pondere.

 

2. Critérios de valores

Já fez sua reflexão? Sério, não tente se enganar… faça sua reflexão e somente depois siga adiante.

Pronto, vamos seguir!

Por que pessoas com valores iguais possuem uma visão diferente da vida e das coisas que são importantes para elas?

Exemplificando:

2 pessoas tem a seguinte visão sobre seus valores pessoais:

  1. Família
  2. Honestidade
  3. Justiça
  4. Fé (religião)

Mas uma das pessoas vai para a igreja toda a semana e outra não. Mas por que se ambas definiram que religião era importante? A questão está relacionada com os critérios de valores, ou seja, qual o peso, a importância que você dá para cada um destes itens na sua vida!

Se você coloca família em primeiro lugar e nunca tem tempo para eles, como você define que vive com base neste valor?

Se alguém tem a honestidade como um de seus valores o que seria importante?

Vamos pensar em alguém que lida com muitas pessoas em área de compras e vendas.

Receber um brinde para fechar o negócio (entenda um brinde significativo), isto seria correto ou não para ser beneficiado com o fechamento do negócio? Depende! Qual o peso que você dá para esta situação.

Proponho novamente uma reflexão aqui.

Na lista que você criou agora a pouco, qual o peso que você dá para cada item?

Se você definiu vida/sucesso profissional como um fator de peso importante, como isso fica evidente para você?

 

3. Entendendo as influências dos valores na sua vida

Na semana passada assisti um vídeo muito bacana que mostra a importância de olhar para cima, referenciando que deveríamos tirar os olhos de nossos celulares, tablets e outros meios eletrônicos e começar a perceber a vida (veja o vídeo no final deste artigo).

A reflexão que o vídeo propõe é muito intensa.

Em uma época dita como social, somos tudo, menos sociais. Você está ligado a centenas de pessoas, mas quando chega em casa não tem ninguém? Ou você quer conversar com alguém e só consegue virtualmente…

Pais ao invés de educarem seus filhos compram aparelhos celulares com funções de redes sociais e deixam seus filhos o tempo nos tablets para não precisarem dar atenção.

Então, em um mundo de inclusão social digital, somos humanamente antissociais?

Quantas coisas você deixa de observar por abrir mão de coisas que você considera importante para você, como família, para ficar com a visão conturbada pelos meios sociais?

Pessoas sentadas lado a lado não conseguem  se comunicar com palavras, quem não está conectado está fora do convívio dito social?

Como você define seus critérios?

 

4. Alinhando a vida profissional com valores pessoais

Muito se discute sobre a vida profissional em termos de fazer o que gosta, de buscar novas oportunidades e ir mudando de emprego até achar a coisa na qual você se sente bem fazendo, direcionando, então, sua vida profissional.

Antes de ficar mudando o tempo todo de lugar pergunte-se:  “O que eu mais gosto de fazer?”.

Faça uma lista com todas as coisas que você possui facilidade de fazer e coisas que você se considera bom fazendo. Reflita sobre o que seus amigos e familiares dizem que você faz muito bem.

Agora veja como estas características que se destacam em você podem ser usadas para sua felicidade profissional.

Seria muita demagogia apenas dizer faça o que ama e seja feliz. A vida não é apenas um mar de rosas. Ela também tem espinhos!

Assim, veja de que forma você consegue unir o máximo de características que você possui alinhadas com o que quer fazer ou com o que é possível ser feito na sua profissão.

Muitas vezes vale uma reflexão adicional aqui.

Será que é a profissão que está errada, será culpa da empresa, do seu parceiro ou sua parceira ou será que a família inteira está errada?

A questão maior pode ser apenas a forma que você enxerga as coisas ao seu redor e como você alinha e convive no ambiente no qual está inserido.

 

5. Conquistando a tranquilidade

De que forma podemos então viver mais felizes na vida pessoal e profissional?

  1. Defina quais são seus valores
  2. Faça sua lista de coisas que julga ser importante para você
  3. Defina o grau de importância de cada um destes itens (critérios de valor)
  4. Entenda de que forma estes valores influenciam a sua vida
  5. Busque alinhar seus objetivos pessoais com os profissionais

Sei que hoje o tema foi profundo, mas vale a reflexão.

Se entendemos o que é valor para nós e de que forma podemos aprender a nos valorizar a cada dia mais, mais força teremos para alinhar nossas vidas profissionais e pessoais com aquilo que realmente acreditamos.

Nossa força interior consegue, de uma forma muito mais fácil, se conectar com coisas que nos pareçam próximas das coisas que sentimos, da nossa maneira de pensar e agir. Nossa origem! Nossa base! Nossa educação!

Podemos entender que ao buscar uma nova forma de viver, um novo emprego, empreender ou qualquer coisa que tivermos interesse, obteremos melhores e maiores resultados quando formos efetivamente fazer algo que nos permita conectar mais intensamente com nossos valores internos e gerar resultados incríveis.

Você já analisou durante a sua vida, quais foram os momentos onde você obteve os melhores resultados? As ações que você fez, estavam alinhadas com algo que você acredita muito? Aqui estamos falando de uma conexão profunda que, muitas vezes nem sabemos direito o porquê, mas faz com que possamos nos sentir mais completos e realizados.

Experimente fazer esta reflexão nos seus casos de sucesso e insucesso para perceber o que realmente te motivou ou influenciou para algo bom ou ruim.

Como sugestão de desenvolvimento: convide alguém que você gosta muito para ler este texto e discutam em conjunto.

 

Para finalizar assistam a este vídeo que comentei anteriormente  e percebam quantas coisas você pode deixar passar despercebidas a sua frente por não definir o que quer e tentar viver ao máximo com base nos seus valores.

(ative as legendas se não aparecerem automaticamente ao dar o play)

Gostou do nosso artigo de hoje? Compartilhe, reflita e comente abaixo!

Até nosso próximo artigo!

 

Um forte abraço!

Ricardo