Regras de vidas são todas as coisas que aprendemos desde pequenos.
Quando estamos em fase escolar aprendemos muitas coisas além de conteúdo escolar que irá guiar nossa formação. Elas influenciam nossa forma de agir, de pensar, de decidir o que é certo e o que é errado, de valorizar e de aproveitar a vida dentro de nossos padrões de aceitação de comunidade e bom senso. Isso faz parte das regras de vidas que aprendemos.
Ensinamentos sobre comportamento, influência de crenças (a maioria limitantes) e a padronização do ensino, fazem com que nós possamos ser cada vez mais robotizados, ou como dizem formados (colocando nossos pensamento em fôrmas pré-definidas por outros).
Todas estas coisas são escolhas conscientes e inconscientes sobre nosso manifesto de seguir e contribuir e sobre pertencer a grupos, comunidades e afins. Com base nesta percepção podemos entender que todo este resultado e influência nas nossas vidas surgem por diversos fatores e influenciadores e começamos, assim, a montar nossas próprias regras de vida.
Cada influenciador traz diversas situações que você aprende a analisar de maneira mais questionadora no início e intensidade permanece de acordo com aquilo que você interpreta dos fatos. Perceba as seguintes “orientações”:
- Siga as orientações dos seus professores
- Não corra no pátio da escola
- Permaneçam sempre nos seus lugares
- Não discuta/não responda/não questione
- Fique quieto durante as aulas
- Não chegue atrasado
- Não quebre as regras
Estes são apenas alguns dos milhares de exemplos e situações que nos influenciam e nos norteiam atualmente. Mas se ao invés de apenas aceitar estas regras você pode, a partir de hoje, pensar assim para elevar o nível das suas regras de vida:
Siga seu instinto e coração
Quando você abre espaço para o novo, você começa a sair dos padrões impostos. A abertura para novos conhecimentos e novas percepções ajudam a quebrar algumas limitações e influenciam as suas tomadas de decisões e novas atitudes que poderão trazer resultados cada vez melhores e mais intensos para sua vida.
Essa abertura permite que você entenda melhor o que funciona para você e como usar apenas os melhores ensinamentos e deixar de lado aqueles que te limitam.
Não fique parado
Você precisa estar evoluindo, aprendendo, ajudando, crescendo. Ou você gosta todos os dias da mesma coisa, sem nenhuma coisa nova, nenhum novo estímulo ou desafio?
Observar as coisas e pessoas ao seu redor ampliam sua visão de mundo e, por consequência, apresentam novas formas de criar suas próprias regras de vida.
Assim que surgem as primeiras mudanças comportamentais.
Mantenha-se curioso para criar suas regras de vida
Mude, busque alternativas, corra, sinta o que há de melhor em você!
Quando você aguça sua curiosidade, você começa a questionar mais, a buscar novas alternativas e começa a compartilhar suas experiências com outros e despertar curiosidade nas pessoas também.
Ao perceber as formas que você aprende e expande seus horizontes, mais você se desenvolve. Afinal, entender comportamentos e o que os motiva a entrar em ação, são apenas algumas formas para dar o início a um novo processo de comportamento e de mudanças.
Não seja conformado
Apenas aceitar o que dizem para você fazer e viver a vida dos outros, com certeza não irá fazer você evoluir e ser melhor. Quer mais reconhecimento? Mude! Não espere resultados diferentes, fazendo a mesma coisa de sempre!
Uma forma de fazer coisas diferentes e observar pessoas que você conhece (públicas ou não) e verificar como elas se comportam, o que fazem, como é sua postura, dentre outros fatores. Você começa a entender seus padrões comportamentais e entende como eles podem servir para você.
Lembre-se:
Você é a média das cinco pessoas mais expoentes com quem convive!
Manifeste-se
A sua opinião deve ser ouvida. Mesmo (e principalmente) no trabalho você precisa saber expor sua opinião e não aceitar apenas o que é dito. Discutir de forma inteligente e ponderada mostra que você quer contribuir para algo melhor. Argumentar de forma vazia não funciona porque você não estaria agregando nada de útil.
Pessoas adoram contribuições que agregam e trazem mais valor ao conteúdo. Ao expor suas ideais você recebe outras e novas ideias, amplia conhecimento e gera troca de informações.
O ambiente muda, você muda e todo mundo ganha no final das contas!
Nunca é tarde demais para ter novas regras de vida
Nunca para quem quer começar a ter atitude! Seja diferente, seja pró-ativo. Comece com pequenas mudanças, pequenas coisas de forma diária e brilhe!
Quantas pessoas você conhece que mudaram de vida após se aposentarem ou serem demitidas? Não existe um tempo certo. O certo é agora, é o seu momento. O que importa é decidir entrar em ação e mudar sua vida para aquela que você sempre sonhou.
E isso significa muitas vezes reaprender, se desafiar, começar a viver fora da sua zona de conforto.
Desafie as regras
Atenção! Não quer dizer que você não deve seguir nenhuma! Você pode e deve desafiar regras para que se tornem melhores, para que possam agregar coisas novas e gerar um novo impacto!
As regra existem para uma boa convivência entre pessoas. Quando você desafia estas regras, você está elevando seus critérios, trazendo algo melhor. Porém, não adianta questionar e desafiar e não propor algo melhor. Seria apenas “estupidez”. Regras existem para serem melhoradas, nada é eterno.
Resumindo:
Crenças são ótimas quando nos fortalecem, mas são prejudiciais quando nos limitam.
O que você espera conquistar na sua vida? “Estar disponível” pode levar você à um nível totalmente diferente, nunca antes imaginado por você!
Pense de que forma você pensa sobre as coisas hoje e aprenda a questionar o que tem feito e como gostaria que as coisas fossem para que você considere que elas são ótimas, da forma que você sempre sonhou.
Se desafiar a dar um passo a mais a cada dia irá ajudar você a criar novas perspectivas. Pense em como fazer algo diferente daquilo que já tem feito. Tudo que é feito da mesma forma por mais de meio ano já começou a ser obsoleto.
Aprenda! Viva! Curta! Usufrua! Compartilhe! Vibre! Intensamente! Cada momento!
Vamos juntos? Te espero do lado divertido da vida!
Um forte abraço!
Ricardo
Deixar um comentário