Quem nunca teve que enfrentar o desafio de como é lidar com pessoas difíceis no trabalho? Você saberia dizer quais são os 10 tipos de funcionários mais difíceis dentro de empresas?

No nosso artigo anterior escrevemos sobre 5 formas para turbinar sua carreira. Se você não leu o artigo veja o completo neste link. Ele serviu de inspiração para este.

É importante destacar que não queremos apresentar uma regra fixa, nem mesmo descriminar qualquer tipo apresentado aqui nesta lista.

Quais são os 10 tipos de funcionários mais difíceis?

Neste artigo você verá os seguintes tópicos:

  1. Participativo e contribuinte
  2. Dramático ou vítima
  3. Mente criativa
  4. Detalhista/perfeccionista
  5. Pilhado/estouradinho
  6. Competitivo
  7. Indeciso
  8. Rei do pedaço
  9. Revoltado
  10. Procrastinador
  11. Concluindo

 

Veja uma breve explicação para cada um deles:

 

1. Participativo e contribuinte

Quando você é participativo e contribuinte você é o tipo de pessoa que gosta de se envolver com as coisas, contribui para o seu grupo, apresenta sugestões e alternativas e quer acompanhar o andamento dos projetos.

Envolva este tipo de funcionário em funções de ligação/conexão de equipes, programas de melhoria de qualidade e outras funções onde ele possa contribuir ativamente para o desenvolvimento do grupo/setor como um todo.

 

2. Dramático ou vítima

O dramático ou vítima sempre alega que a vida e todos no mundo estão contra ele. Nada dá certo, tudo é uma conspiração e os outros sempre estão o sabotando ou prejudicando seu progresso.

Quando se coloca no papel do “coitadinho”, o dramático deve saber que seu comportamento afeta negativamente o rendimento da equipe. Estabeleça limites que você pode tolerar e até que ponto o comportamento manifestado não irá interferir no rendimento dele e das demais pessoas atuantes junto ou próximo dele.

 

3. Mente criativa

O mente criativa sempre tem ideias surpreendentes, gosta de inventar coisas novas, apresenta sugestões e tem uma mente para lá de fértil. Nem sempre é a pessoa que consegue executar tudo corretamente e costuma ter o ego inflado pelas grandiosas ideias.

Estimule a criatividade e eleve sua autoestima. Como um segundo passo faça com que ele comece a usar sua criatividade em prol do grupo/projeto e que ele perceba de que forma esta criatividade poderá ser usada a favor de algo melhor e não apenas para cunho pessoal.

 

4. Detalhista ou perfeccionista

O detalhista ou perfeccionista só entrega algo ou contribui quando tem certeza de estar certo q quando o projeto não apresenta possibilidade de falhas ou erros. Costuma  ter o problema de atrasar projetos e prazos porque sempre tem algo a melhorar e não enxerga que nem tudo precisa ser tão detalhado assim.

O detalhista precisa de prazos claros e definidos. Se ele não possuir uma referência clara de tempo e prazos ele sempre entregará projetos e soluções muito além do prazo e não irá contribuir para o andamento de um projeto de forma satisfatória.

 

5. Pilhado ou estouradinho

Já o pilhado ou estouradinho é a pessoa que sempre está estressada e vive com os nervos a flor da pele. É só ser contrariado uma vez que explode em gritos ou atitudes nada agradáveis com o companheiro e busca sempre infernizar a vidas dos colegas que, aparentemente, para ela, não tem tanto serviço quanto ele.

Ajude-o a tomar consciência de quais comportamentos que ele apresenta estão sendo nocivos para o seu papel dentro da empresa e faça com que ele perceba quais atividades ele exerce e o que dispara o descontrole emocional. Se ele souber porque ele fica irritado com facilidade e quais sentimentos desencadeiam este “estouro”, ele terá dado o primeiro passo para buscar a solução do problema.

Até que ele consiga lidar com isso não entre em confronto direto com ele porque você irá gerar um desgaste maior ainda.

 

6. Competitivo

O competitivo é aquele que o nome já diz tudo. Faço qualquer coisa a qualquer custo para me sair melhor que o colega ao lado. É extremamente produtivo, não fica satisfeito com o segundo lugar. Sempre quer ser lembrado e apresenta resultados normalmente acima da média. Ele precisa sentir que ele quem ganhou ou conquistou a meta.

Para lidar com o competitivo estimule prêmios para conquistas de metas de equipe e não de forma individual. Assim ele terá que pensar em alternativas para contribuir e envolver todo o grupo em busca dos objetivos estabelecidos para a empresa ou setor. O foco sempre deve estar direcionado para a equipe para maiores resultados.

 

7. Indeciso

O indeciso nunca sabe o que quer ou demora muito tempo para se decidir sobre algo. Sua opinião normalmente é manifestada após outras pessoas opinarem sobre o assunto porque ele não sabe o que deveria responder ou sugerir. Se é chamada a responsabilidade dele para algo ele logo responde indignado: “A culpa não é minha!”

Para lidar com este tipo de profissional estabeleça um objetivo mínimo padrão. Se você não obtiver a resposta desejada no prazo delimitado siga a padrão e faça o indeciso assumir as consequências de não ter assumido a responsabilidade.

 

8. O rei do pedaço

O rei do pedaço é o dito popular. Muito simpático e envolvente, cheio de charme, conquista todos no papo e nem sempre é um bom técnico. Sua presença normalmente contribui para o alto astral do grupo e contagia a todos. Agora quanto aos resultados….

Faça com que ele tenha metas desafiadoras, individuais e de equipe, com atualizações semanais. Ele pode ser também uma referência como um elo entre setores e pessoas porque possuir um carisma elevado.

 

9. Revoltado

O revoltado consegue chamar a atenção porque sempre é visto como o rebelde que nunca acata ordem de ninguém e acha que é ele quem manda em tudo e em todos. Prazos? Não existem para ele porque, assim, ele prova que não precisa seguir as regras, porém não se atém às consequências que isso traz para ele.

Normalmente este tipo de funcionário irá atuar melhor com a papelada burocrática lidando com os clientes e percebendo do que eles realmente precisam.

 

10. Procrastinador

O procrastinador sempre diz que dá conta de todos os projetos, acumula papéis e não sabe priorizar corretamente o que precisa ser feito e nem em qual sequência. Quanto mais próximo dos prazos finais mais nervoso ele fica e começam várias desculpas ou mesmo ausência de respostas.

Neste caso você precisa direcionar metas e etapas bem detalhadas para que ele aprenda a se organizar e, ainda, controlar estes prazos mais de perto. Com o tempo, ele irá se ajustando a esta condição e aprenderá a lidar com múltiplos projetos, etapas e prazos de maneira satisfatória.

 

Concluindo

Entendemos que pode haver outros tipos e variações de funcionários.

O objetivo aqui é levantar o questionamento maior de como as pessoas se comportam no seu dia a dia profissional e ajudar a ter um norte inicial de como lidar nestas situações.

Esta lista é um resultado de vários artigos pesquisados na internet em sites de recursos humanos e inspirado no nosso artigo anterior e em um artigo em inglês do site Inc.com. A forma de lidar com cada um deles baseia-se em experiência prática.

 

Agora aproveite e faça uma reflexão sobre os tipos apresentados e veja como você se qualifica. Se você perceber que se enquadra em mais de um tipo, busque, primeiramente, trabalhar em cada um dos itens apresentados de forma a minimizar este impacto.

Quais outros tipos você adicionaria a esta lista?

 

Um forte abraço!

Ricardo