A frase completa é “Para ser bem sucedido na vida, você precisa de duas coisas: ignorância e confiança”. O autor é o Mark Twain! (Original: All you need in this life is ignorance and confidence, and then success is sure.)

Agora o que isso quer dizer efetivamente para nós?

Vamos analisar os pontos de forma separada para começar…

 

Ignorância

Quando pensamos em ignorância uma das primeiras coisas que lembramos é algo/alguém de baixa inteligência ou rude, não é mesmo?

Entenda ignorância como a falta de educação em algo ou falta de consciência. A parte que nos interessa é a falta de consciência, de conhecimento.

Quanto mais trabalhamos nossa ignorância sobre um assunto, conseguimos entender que precisamos aprender mais e evoluir. Quando somos ignorantes na nossa função, o que fazemos? Vamos buscar mais conhecimento, mais aprendizado.

 

Confiança

Por outro lado precisamos da confiança, ou seja, acreditar no potencial, acreditar em alguém dito confiável, acreditar nas suas habilidades.

 

Por que precisamos de ignorância então?

1. Quanto mais nos desenvolvemos, aprendemos e mais experientes nos tornamos, mais “relaxados” ficamos em buscar por mudanças. O estágio de ignorância atiça a curiosidade e faz com que queiramos coisas novas, que possamos melhorar processos e buscar algo mais simples, rápido e eficaz.

2. Quanto mais confiantes estamos maiores são os obstáculos para o novo. Frases como as seguintes são frequentes neste estágio: “Já fizemos isso antes”, “Não funciona assim.”, “Pra que mudar, se funciona?”, “Em time que está ganhando, não se mexe…”. Conhece algumas delas?

3. Quanto mais achamos que sabemos tudo, maior é o tombo. Não seria a primeira vez que alguém novo na empresa sugere algo surpreendente, mas por que isso acontece? Simples, uma outra visão da situação, não há vícios anteriores na empresa, ou seja, esta nova pessoa está no estágio da ignorância.

 

A cada oportunidade corremos riscos. Riscos são o que mesmo? São momentos de entrarmos em situações onde não estamos 100% seguros, ou seja, voltamos à ignorância.

Para sermos mais ignorantes desarme a sua mente de “sabe tudo” e busque reinventar, otimizar, melhorar processos, relacionamentos, posicionamento, posturas…. Não se abandone antes de tentar todas as alternativas que a vida lhe oferece para o seu desenvolvimento. Faça as coisas serem autênticas e verdadeiras antes de prosseguir com as mudanças.

Já para a confiança pense na história zen: A xícara de chá! (Se você não conhece esta história, leia aqui.)

É importante você não confundir ignorância e confiança com estupidez. Lembre-se do conceito de cada coisa!

Sei que parece muito simples, mas é justamente ali que está a complexidade de tudo.
Seja brilhante, seja ignorante, busque brilho, busque conhecimento, se desafie a sair da inércia.

 

Um forte abraço!

Ricardo