Se você anda acompanhando o programa da Band mencionado no título certamente já se encantou com a qualidade técnica das crianças nos preparos culinários, não é mesmo?

Mas que lições podem ser adquiridas a partir dos episódios e serem aplicadas no mundo dos negócios? Acompanhe abaixo uma analogia entre o programa e o mundo corporativo.

 

Masterchef Júnior: Quando as crianças percebem que falta algum ingrediente das receitas para o colega ao lado, elas trocam, emprestam, doam.. vale o senso de ajudar.
Mundo corporativo: Ao invés de ignorar o problema do seu colega ao lado, por inexperiência, falta de competência técnica, que tal contribuir com seu conhecimento e ajudá-lo a se desenvolver? Às vezes a pessoa ao lado só precisa da famosa “luz no fim do túnel”. Que tal contribuir um pouco mais ou mesmo começar?

 

Masterchef Júnior: Alguém pede para provar a comida que está finalizando para saber como está o sabor.
Mundo corporativo: Como está o sabor das suas atividades? De qual forma você verifica se o seu trabalho está bem executado, um relatório bem definido e as informações coerentes? Alguma vez você já buscou a opinião dos seus colegas de seção ou da empresa para saber como está o seu trabalho e o que poderia ser feito para melhorar?

 

Masterchef Júnior: A eliminação… palavras de motivação, elogios e incentivos para continuar se desenvolvendo.
Mundo corporativo: Demissões, recolocações… Como você lida com demissões no seu setor, principalmente em tempos de crise? Você abraça ainda mais a causa ou começa a ficar preocupado com a situação? Sempre mantenha um canal aberto com quem está saindo da empresa, preste apoio e entendimento, afinal você não sabe o dia de amanhã, nem o quanto a outra pessoa poderá evoluir ao longo da carreira fora do ambiente no qual você está inserido.

 

Masterchef Júnior: O meu sucesso não depende do fracasso do outro.
Mundo corporativo: Não são poucas as vezes que vivenciei casos e histórias em empresas onde os funcionários torcem para que o trabalho do seu colega dê errado para que ele possa se promover, ou mesmo obtendo a ideia de outra pessoa e usando como se fosse a sua. Agora a questão é: “Sucesso a qualquer preço?”… Como você lida com isso?

 

Masterchef Júnior: As dinâmicas seguem uma naturalidade de forma muito honesta.
Mundo corporativo: Nem sempre toda a verdade é exibida, muitas vezes ela é ocultada. Agora se você sabe que seu produto ou serviço pode ter um ponto negativo, por que você não trabalha este ponto, comenta com seu cliente e mostra como este ponto não tem impacto nenhuma na necessidade dele?

 

Masterchef Júnior: Evolução constante…
Mundo corporativo: Você se capacita por sua própria vontade sem ficar esperando que a empresa pague os seus cursos? Ficar esperando a empresa investir em você é como deixar alguém assumir a responsabilidade do seu sucesso. Você vai com a maré ou controla o resultado da sua carreira?

 

Existem diversos outros fatores que poderiam ser listados aqui, mas hoje gostaria apenas de instigar o pensamento um pouco mais e levar você a esta reflexão.

Quais lições você leva do mundo corporativo para o seu dia a dia e seu desenvolvimento?

 

Um forte abraço!

Ricardo