Com o dia mães chegando neste final de semana, tem muita gente acreditando que os seus chefes fazem o papel de mãe. Mas por que não ganham um presente seu então?

Mas você está em um ambiente corporativo e ainda acredita que todos deveriam passar a mão na sua cabeça e proteger você dos problemas e da pressão diária? Seria um belo conto de fadas.

Como você pode perceber que seu chefe está aí para te ajudar e não para ser a sua mãe?

 

Com sua mãe você pode fazer manha! (até certo ponto)

Quando você era mais jovem (alguns eternamente) qualquer coisa que você queria da sua mãe, ela buscaria fazer para te agradar. Claro que não tudo, mas tudo dentro de um alcance satisfatório com alguns nãos no caminho. No momento do não é que as reações e seu comportamento foram sendo lapidados.

Ao ouvir um não ou serem contrariados muitos profissionais ainda fazem biquinho e/ou ficam ofendidos, mas não percebem isso! Fazem quase que por instinto ou hábito adquirido ao longo dos anos.

Quando você orientado por alguém no papel de líder, esta pessoa quer o seu melhor, quer que você cresça e se desenvolva. Se você espera que alguém passe a mão na sua cabeça e entenda o biquinho, fale com sua mãe. Ela vai estar lá por e para você!

 

Seja específico com o que você quer e para quando: Nem sempre será feita a sua vontade

A maior parte das frustrações no trabalho vem de expectativas mal dimensionadas. Então não acredite que seu chefe tenha uma bola de cristal e vai adivinhar o que você quer dizer, fazer ou mudar, bem como quais são os prazos associados. Com sua mãe você poderia falar seus anseios de forma mais genérica porque mãe e mãe e sabe o que o filho quer. Agora, em ambientes corporativos, seu líder tem muitos “filhos” e precisam que tenham maturidade e autonomia suficiente para não ficarem na dependência.

 

Não dê indiretas, seja direto: Quanto mais clareza, melhor

Muitas vezes para conseguir algo você sonda o ambiente antes de dizer o que pensa ou pratica o famoso circuito do pombo correio, que faz a informação chegar por terceiros ao seu superior. Ou melhor ainda, você vive fazendo rodeios e tem medo de chegar ao ponto para não confrontar diretamente o choque de opiniões. Existe uma diferença muito grande entre querer e ser capaz! Faça seu superior entender as suas capacidades, a sua maneira de enxergar as coisas e de contribuir com mudanças positivas. Afinal, você não vai ficar apenas obedecendo e deixar de mostrar o seu potencial, não é mesmo? Pessoas inteligentes discutem ideias, pessoas medianas discutem pessoas. Entenda que não estou falando de mapeamento de perfil comportamental aqui!

 

Não faça de um não o fim do mundo: O mundo não é somente um mar de rosas

Seja honesto, quantos nãos você já ouviu na vida? Foram inúmeros que você nem sabe mais…. Você nem sempre vai ganhar o que quer e nem ser promovido a cada momento. Seja bem-vindo à vida. Qualquer coisa que você for fazer na vida começa um não, sabia? Se você vai tentar vender algo, o seu ponto de partida ainda é não porque você não fechou o contrato, assim qualquer coisa que vier é lucro. O não é um ponto de aprendizado.

Quando seu chefe negar algo, busque entender o motivo e fazer com que o não vire um sim, e, por consequência, você irá conseguir o que almeja.

 

Seja claro com que você não tolera: Valores são pessoais e mudam de pessoa para pessoa

Pessoas são diferentes em valores, em gostos, em amores, em tolerâncias. Nem tudo o que seu chefe acha que pode dizer para você, ele realmente deveria, especialmente comentários sexistas ou discriminatórios. Cabe a você deixar claro o limite! Sua mão pode falar qualquer coisa para você e você escuta, afinal ela educou você, mas seu chefe não é sua mãe.

 

Não assuma que as pessoas são videntes: O segredo da comunicação

Reclamar de tudo de todos e ficar de chororô não traz resultados. Busque uma comunicação clara em tudo o que você quiser. Ao longo do tempo de convivência em nossos trabalhos, nós acreditamos que as pessoas subentendem o que queremos dizer. Para evitar este tipo de problema de entendimento com seu chefe e colegas de trabalho, todos precisam se comunicar claramente e certificar de que a mensagem está chegando corretamente para todos no momento certo.

 

O papel de mãe é muito marcante para todos, mas nos dias atuais aplique este conceito para pais também e para os casais compostos por pessoas do mesmo sexo que criam seus filhos com valores iguais às famílias ditas como “tradicionais”.

Em um mundo contemporâneo como o nosso precisamos saber nos posicionar claramente e respeitar as coisas como elas são, não é uma busca pelo certo ou pelo errado.

As mães querem o melhor para seus filhos e os chefes também para a sua equipe. A diferença  é que em um mundo corporativo você precisa parar de mimimi e ser profissional. O que você quiser fazer em casa, é outra realidade. Apenas cuide que os comportamentos se repetem nas mais diversas esferas da sua vida, para o bem ou para o mal.

 

Um forte abraço!

Ricardo