Quando a crise bate a porta as coisas ficam mais complicadas, não é mesmo? Principalmente se a questão estiver relacionada ao emprego, ou a falta dele.

Inicialmente o desemprego pode ser um momento bom para buscar novas colocações, mas em tempos de retração de mercado, a recolocação fica mais complicada e complexa. Para piorar ainda mais surgem milhares de dicas de pessoas que já estão empregadas e de algumas que conseguiram recolocação, mas não compartilham seu sofrimento com o medo da exposição.

 

Você está nesta situação? Então veja o que fazer para se reposicionar no mercado:

 

1. Descubra suas virtudes e suas forças. Quem você é de verdade?

2. Atualize seu currículo e busque deixá-lo dentro de padrões modernos. Insira suas informações pessoais básicas, Objetivo, Resumo do seu currículo (Imagine que alguém quer saber primeiro porque deve ler o seu currículo), Formação acadêmica começando da mais recente, idiomas, experiencia profissional etc. Uma boa pesquisa no Google por formatos modernos de currículos podem lhe orientar totalmente.

3. Participe de reuniões das associações de RH, Associações Comerciais, profissionais liberais etc com o intuito de gerar networking. Qual a imagem que deseja passar? Vá apenas com o intuito de conhecer pessoas interessantes e não para panfletar currículos, caso contrário, sua estratégia não irá funcionar.

4. Procure agências de RH que fazem um perfil do canditado e abrem vagas de acordo com o perfil, não espere apenas por vagas em jornais e mídias sociais.

5. Lembre-se que a falta de emprego não é reflexo seu, mas representa uma mudança.

6. Mantenha uma rotina, mesmo sem ter o que fazer. Prospecte, procure informações sobre seu mercado, veja onde as empresas estão se posicionando para que você fale a mesma língua.

7. Capacite-se: Existem centenas de ótimos cursos online sem precisar pagar nada. Qualifique-se o tempo todo para estar pronto para quando as necessidades surgirem.

8. Simplifique: exclua tudo da sua vida que você não precisa mais.

9. Pratique voluntariado: Veja como você pode ajudar outras pessoas. Conecte-se com este grupo e ajude sem pedir nada em troca.

10. Aproveite esta fase de mudanças e desenvolva novos hábitos e estilo de vida. Um novo “eu” estará nascendo!

11. Desenvolva sua comunicação! Leia muito e busque saber falar sobre vários assuntos de maneira assertiva, não saber se comunicar gera falta de confiança e perspectiva.

12. Não vire uma metralhadora! Na busca de uma nova oportunidade não atire para todos os lados. Tenha foco no que quer e se prepare!

13. Não inunda os comentários nas redes sociais lamentando a falta de emprego ou pedindo recolocação. Faça apenas em anúncios de vagas ou quando solicitado. Se você exagerar na dose, você não será chamada de vez!

 

Entenda que nada em termos de crise é pessoal, mas sim volta-se aquilo que você faz. A atitude que você desenvolve é que irá nortear os seus resultados.

Que tal arregaçar as mangas e começar a sua análise? Seguem alguns artigos que vão gerar aprendizado para você:

4 passos para conhecer as suas forças
5 mecanismos que irão colocar você em ação para mudança
Carreira: 5 formas para turbinar sua carreira e conquistar seu próximo nível
Feliz ano velho sem objetivos?
5 dicas de como usar a crise para se desenvolver por completo e aprender ainda mais (fugindo do óbvio, inglês não é a única forma)

Sucesso e mãos à obra!

 

Um forte abraço!

Ricardo