Todos os dias lemos muito sobre o que responder nas entrevistas de emprego, quais dinâmicas aplicadas, como funciona o processo de seleção, etc.

Agora como seria se você se mostrasse interessado e perguntasse algumas coisas ao entrevistador?
Lembre-se que a entrevista é uma via de mão dupla, então perguntar é importante, mas saber fazer as perguntas certas é melhor ainda. Ainda, prepare-se para saber responder honestamente as coisas certas, no momento certo.

Tenha o cuidado de não passar uma imagem arrogante ou se achar o dono da situação. Mostre interesse, modele as perguntas para a sua realidade e prepare-se para entrevista sabendo ramo exato de atuação da empresa, mercado atuante, situação atual e busque conversar com pessoas de dentro da empresa, quando possível.

Vamos lá?

 

1. Por que você gosta desta empresa? (pergunta feita ao entrevistador)

Esta é uma pergunta bacana para ver quão alinhado o entrevistador está com a empresa e qual o brilho que ele transmite. Aqui você pode descobrir características da empresa que somente alguém de dentro dela pode falar e te ajudar a montar a ideia sobre o ambiente de trabalho, bem como a sinergia de equipe.

 

2. Como meu perfil se alinha com esta empresa?

Pergunte somente se tiver certeza sobre as características da empresa. Você precisa ter algo de muito bom para oferecer para fazer esta pergunta. Pessoas com perfis em desenvolvimento inicial estão em busca de colocação. Pessoas experientes são confiantes de si e sabem o que tem de melhor a oferecer.

 

3. Há quanto tempo você está na empresa e qual a expectativa de crescimento?

De acordo com a qualidade e projetos futuros da empresa você saberá se ela está realmente investindo em crescimento e buscando melhorias. Você poderá perceber as suas reais chances de crescimento. Ao perguntar para o entrevistador você terá uma visão interna sobre este assunto.

 

4. Quais as três principais características que os funcionários mais bem sucedidos possuem em comum?

Com base nesta resposta você saberá se tem o perfil desejado para conseguir obter sucesso na empresa, ou se você tem a possibilidade de se desenvolver e buscar ainda mais estas características. Não espere apenas que a empresa invista em você. Assuma a responsabilidade e projete o seu futuro para o sucesso!

 

5. Quais são os maiores objetivos da empresa para este ano?

Aqui você pode descobrir o grau de ambição da empresa e se realmente ainda estão ousando no mercado ou apenas “indo com a maré”. Se você puder doar os seus 120%, você estará no lugar certo, na hora certa.

 

6. O que você espera de mim nos primeiros 90 dias, caso seu seja contratado?

Você demonstra que tem interesse em dar o seu melhor e corresponder às expectativas da empresa. Se você realmente conseguir a vaga, mergulhe de cabeça e entregue 120% de tudo que fizer. Mostre dedicação, comprometimento e busca por resultados.

 

7. Qual o percentual de funcionários contratados por indicação de funcionários atuais?

Quando a empresa confia na sua equipe existem grandes chances de outras pessoas serem contratadas por indicação. Também é conhecido como QI no mercado (Quem Indica). Relacionamento é extremamente importante, então mesmo se estiver pensando em sair do seu emprego, saia pela porta da frente com chances de voltar, caso tudo dê errado em seu novo destino.

 

Estas perguntas são bastante corajosas e desafiam a você mesmo e ao entrevistador. Se você realmente deseja surpreender um entrevistador, elas são extremamente poderosas e nem sempre você conseguirá respostas. Em contrapartida, não faça estas perguntas se você não estiver bem informado sobre a atividade e situação da empresa. Querer saber detalhes internos sem ter feito sua lição de casa antes de entrevista pode ser um “tiro no pé”.

 

Um forte abraço!

Ricardo