Você acredita que a procrastinação pode te fazer bem? De verdade!
Quero começar esse artigo dizendo já de antemão que procrastinação não é algo totalmente ruim. Isso pode até parecer estranho, mas ela pode melhorar sua produtividade e felicidade.
Antes que você me acuse de promover hábitos de trabalho ruins, preste atenção…. Acredito que você esteja pensando no tipo de procrastinação que te leva a perder prazos e outros indicadores de baixa performance. Mas nem toda procrastinação é igual. E procrastinação não necessariamente significa falta de confiabilidade ou adiar tudo para depois.
O lado científico
Alguns cientistas têm argumentado que existem dois tipos de procrastinação: procrastinação ativa e a passiva.
Procrastinação ativa é você deixar de fazer algo para fazer outra coisa mais importante no lugar.
Por outro lado, a procrastinação passiva, é uma forma de escapar das suas responsabilidades.
Por exemplo, quando você adia alguma atividade simplesmente porque não quer fazê-la, porque tem medo de fracassar, ou porque você convenientemente encontrou algo mais interessante para fazer (mesmo quando a atividade que deveria ser feita deveria vir em primeiro lugar). A procrastinação se torna um problema quando não é usada produtivamente.
Mas então como a procrastinação pode te ajudar? Considere os seguintes fatores quando for considerar a procrastinação de forma consciente.
1. Maior produtividade
Se você é um procrastinador ativo, talvez você não tenha completado aquela tarefa que você anda procrastinando. Entretanto, o resto da sua lista de atividade está concluída rapidamente e você resolveu tudo o que precisava de forma satisfatória. E assim que você terminar esta lista, a única coisa que falta para você é aquela atividade que você vem adiando – e você não tem escolha.
Agora se você está sentado no sofá fazendo nada, está na hora de levantar e se mexer! Ficar adiando algo, de propósito, sem esforço e sem entrar em ação nunca é algo que irá segurar o seu progresso em várias áreas de sua vida, fazendo com que você se habitue que adiar faz bem.
E não é este o caso. Procrastinar constantemente assuntos importantes não é saudável ou produtivo, apenas ajuda você a ser medíocre, isto é, ser mediano no que faz.
2. Adeus tarefas desnecessárias; olá paixão e propósito
É muito provável que você não procrastine as coisas que você ama fazer ou que realmente importam para você.
Se há algo que você está tendo dificuldade para fazer, você deve se perguntar por que você começou a fazer essa atividade. A procrastinação te ajudará a reavaliar se esta atividade é mesmo importante para você. Se você tem adiado isso por algum tempo, pode significar que não é mais necessária ou relevante para você.
Propósito e paixão irão te ajudar a superar qualquer dilema de procrastinação – ou te ajudarão a perceber que você está procrastinando porque está trabalhando na coisa errada.
Durante o Dono do Tempo falamos muito sobre o aumento de clareza. Nada na sua vida irá fazer sentido enquanto você não aumentar a sua clareza sobre as coisas.
3. Criatividade
Se você está realizando um projeto grande e importante, ele acaba sendo tão desafiador e assustador que é normal procrastinar.
O que você talvez não se dê conta é que mesmo quando você não está ativamente trabalhando neste projeto, sua mente subconscientemente coleta ideias e processa informações para te preparar e te ajudar na hora de finalmente botar as mãos na massa.
Isso significa que quando você entrar em ação você terá muito mais ideias de como realizar seu projeto.
Muitas vezes acreditamos que pessoas criativas são apenas designers, arquitetos ou mentes brilhantes, o que não é uma verdade absoluta. Todas nós somos criativos de formas diferentes. Melhoramos processos e rotinas, mudamos relatórios, organizamos coisas de formas diferentes.
O que você precisa é encontrar o seu tempo para fazer nada. Nosso cérebro preciso de um tempo “rodando no vazio”, para que possa relaxar e, é neste momento, que a mágica acontece.
4. Melhores decisões com a procrastinação
Às vezes você procrastina para tomar uma decisão porque não tem total certeza em qual a escolha certa para você.
Sua mente racional e sua intuição se contradizem, e você não consegue descobrir para qual você deve dar ouvidos.
É então que novamente a procrastinação surge como um fator chave para a mudança porque você deixa de tomar decisões precipitadamente e acabar escolhendo algo que não é o melhor para você.
Tire um tempo para pensar sobre todas as opções que você tem disponíveis para você e sobre os pontos positivos e negativos. Quando finalmente chegar o momento de tomar a decisão você já está preparado tento feito toda sua pesquisa.
Tenha em mente que, toda decisão, no final das contas, é emocional. Não importa o quanto você racionalize, no fim, você tomará a decisão que irá controlar melhor suas emoções e que deixe você mais alinhado com o sentimento que mais de realiza. Isso é um fator chave que comentamos no Dono do Tempo e tem sido a grande chave de virada.
5. Reconciliação
Se você fez algo de errado e deve desculpas para alguém, é melhor você dar um tempo para esfriar a sua cabeça.
Isso te ajudará a elaborar uma desculpa autêntica que demonstre claramente seu remorso e seu aprendizado, e também ofereça uma razão para que este mesmo erro não se repita.
Esse tempo também permite que a pessoa com quem você discutiu reflita melhor sobre a situação e como isso a impactou, permitindo que no momento em que vocês conversarem, a pessoa possa te explicar melhor e mais calmamente como ela se sente.
Toda reação que você tem é resultado das suas experiências anteriores, do seu mapa de mundo, como eu digo no Dono do Tempo. O que você faz, como você interpreta os fatores, são reflexos do que você tem feito até hoje.
Concluindo
Às vezes a procrastinação é sua mente e intuição tentando te dizer que você deveria estar fazendo alguma coisa. Ou ainda, está dizendo que você precisa processar melhor as informações antes de tomar uma decisão precipitada. Se você é um procrastinador ativo, perceba que tipo de padrões levam você a deixar algo para depois. Posteriormente analise qual o impacto que isso está causando na sua vida.
Como falei no começo, tem coisas que realmente são boas quando você procrastina porque aumentam o tempo para você analisar e pensar sobre as coisas.
Perceba se você procrastina coisas que prejudicam o andamento de projetos ou outras pessoas. Caso sim, está mais do que na hora de você começar a fazer algo a respeito e mudar para melhor!
Entenda que você pode fazer mais coisas, que você pode escutar sua intuição, que você pode fazer as coisas que realmente importam para você. Você precisa apenas chegar ao equilíbrio adequado
Seguindo adiante sem a procrastinação
Você pode se interessar por estes artigo complementares:
Deixar um comentário