Não construa um grande negócio, construa uma empresa com propósito!
Você tem aquele sonho de construir uma grande empresa e ser bem-sucedido? Pensando assim pode ser que você já começou a construir algo que talvez não dure por muito tempo.
Construa uma empresa com propósito que servirá a muitas pessoas. A sua grande empresa será apenas a consequência disso.
Enquanto você focar apenas no seu status, nos seus números você estará em risco. Se pessoas forem apenas o preço da barganha, seu negócio não terá uma essência autêntica e tende a não responder conforme suas expectativas…
Vamos analisar alguns fatos
Segundo pesquisas do The Energy Project, What is your Quality of life at work chegaram à seguinte conclusão:
- Empregados que atuam em empresas orientadas ao propósito tendem a ficar 3x mais tempo na empresa;
- Eles se engajam 1.4x mais do que outras pessoas;
- As empresas orientadas a propósito superaram outras empresas do mesmo segmento em 10x;
- Empresas com um senso de propósito claro são os novos líderes em retenção de clientes com 75% de retenção;
- 89% dos clientes acreditam que uma empresa orientada a propósito irá entregar os produtos e serviços de maior qualidade;
- Empregados são 2x mais otimistas sobre o futuro da empresa quando eles se sentem conectados com um propósito maior;
- 72% dos consumidores globais recomendaram uma empresa com propósito;
- Os investimentos focados em estabelecer o propósito da empresa geraram um retorno médio maior em 13% em relação a empresas sem propósito do mesmo segmento;
- “Marcas significativas” conectadas ao bem-estar humano superaram o mercado de ações em mais de 120%.
Percebendo seu negócio ou empresa
Como você percebe o seu negócio hoje ou a empresa na qual você trabalha? Você percebe que ele é movido a propósito, pessoas ou interesses?
Você pode pensar que uma empresa com propósito é aquela que deixa muito claro sua missão, visão e valores, não é mesmo? Até pode ser possível, mas não é exatamente isso que define uma empresa com propósito.
Uma empresa com propósito é autêntica
Um propósito mobiliza pessoas de tal forma que o lucro ou retorno financeiro nunca irá fazer. E isso é muito impactante e interessante.
Quando você pergunta para alguém se gostaria de trabalhar em uma empresa, na qual ele/ela não se conecta com a imagem que a empresa quer transmitir ou transmite, você irá perceber logo que a resposta era previsível.
Ninguém quer apenas trabalhar por trabalhar. Todos querem ser parte importante de algo maior. E quanto mais conexão, mais afinidade, maior é o empenho em estarem juntos com as pessoas que também pensam assim. Os resultados e o ganho de produtividade são mera consequência de tudo.
Coloque as pessoas certas a bordo
Um tempo atrás falei sobre este assunto em um dos meus artigos, chamado “Liderança: Por que algumas empresas tem sucesso e outras não?”. Se você não viu este artigo ainda, clique no link e leia o artigo em questão.
Quando falamos de propósito precisamos ter uma coisa muito clara em mente. Você não pode obrigar as pessoas a terem o mesmo propósito que sua empresa. Entretanto, você pode contratar pessoas que compartilham do mesmo propósito que sua empresa ou você.
Quanto mais pessoas pensam juntos na mesma direção, mais fácil e mais rápido as coisas acontecem.
Invista um tempo analisando e aperfeiçoando seus valores e propósito para que haja congruência entre o que você fala e o que você faz. Quando o falar e fazer são totalmente diferentes, ninguém irá acreditar que o propósito é real.
Crie valor compartilhado
Existem inúmeras formas de uma empresa criar valor compartilhado.
Quais são as ações sociais, campanhas e suporte que sua empresa realiza constantemente alinhado com o propósito da empresa?
De que maneira ela se engaja na comunidade e busca satisfazer o encontro entre o propósito e a comunidade na qual ela está inserida? Uma coisa é dizer, outra é fazer.
Apesar de não ser algo obrigatório para as empresas, quanto mais valor ela traz para as pessoas que fazem parte do todo, mais reconhecimento ela obtém e mais credibilidade ela transmite.
Uma empresa com propósito mostram constância
De nada adianta a empresa dizer que tem um propósito, fazer uma ação para promover e nunca mais atuar em algo que mostre que realmente o propósito faz parte do seu DNA.
O propósito de uma empresa deve ser tão forte que transpire o DNA da empresa. Diariamente precisamos perceber o quanto tudo e importante e divertido quanto estamos alinhados com algo maior que nosso ego e que nossas vontades individuais.
Concluindo
Empresas que surgiram e foram feitas para vencer são empresas que valorizam coisas essenciais, que são a razão da sua existência.
Sinceramente, você está conectado ao seu propósito e alinhado com sua empresa ou está apenas indo com maré e sendo sufocado pelo seu discurso?
Deixar um comentário