Não construa um grande negócio, construa uma empresa com propósito!

Você tem aquele sonho de construir uma grande empresa e ser bem-sucedido? Pensando assim pode ser que você já começou a construir algo que talvez não dure por muito tempo.

Construa uma empresa com propósito que servirá a muitas pessoas. A sua grande empresa será apenas a consequência disso.

Enquanto você focar apenas no seu status, nos seus números você estará em risco. Se pessoas forem apenas o preço da barganha, seu negócio não terá uma essência autêntica e tende a não responder conforme suas expectativas…

Vamos analisar alguns fatos

Segundo pesquisas do The Energy Project, What is your Quality of life at work chegaram à seguinte conclusão:

  • Empregados que atuam em empresas orientadas ao propósito tendem a ficar 3x mais tempo na empresa;
  • Eles se engajam 1.4x mais do que outras pessoas;
  • As empresas orientadas a propósito superaram outras empresas do mesmo segmento em 10x;
  • Empresas com um senso de propósito claro são os novos líderes em retenção de clientes com 75% de retenção;
  • 89% dos clientes acreditam que uma empresa orientada a propósito irá entregar os produtos e serviços de maior qualidade;
  • Empregados são 2x mais otimistas sobre o futuro da empresa quando eles se sentem conectados com um propósito maior;
  • 72% dos consumidores globais recomendaram uma empresa com propósito;
  • Os investimentos focados em estabelecer o propósito da empresa geraram um retorno médio maior em 13% em relação a empresas sem propósito do mesmo segmento;
  • “Marcas significativas” conectadas ao bem-estar humano superaram o mercado de ações em mais de 120%.

Percebendo seu negócio ou empresa

Como você percebe o seu negócio hoje ou a empresa na qual você trabalha? Você percebe que ele é movido a propósito, pessoas ou interesses?

Você pode pensar que uma empresa com propósito é aquela que deixa muito claro sua missão, visão e valores, não é  mesmo? Até pode ser possível, mas não é exatamente isso que define uma empresa com propósito.

Uma empresa com propósito é autêntica

Um propósito mobiliza pessoas de tal forma que o lucro ou retorno financeiro nunca irá fazer. E isso é muito impactante e interessante.

Quando você pergunta para alguém se gostaria de trabalhar em uma empresa, na qual ele/ela não se conecta com a imagem que a empresa quer transmitir ou transmite, você irá perceber logo que a resposta era previsível.

Ninguém quer apenas trabalhar por trabalhar. Todos querem ser parte importante de algo maior. E quanto mais conexão, mais afinidade, maior é o empenho em estarem juntos com as pessoas que também pensam assim. Os resultados e o ganho de produtividade são mera consequência de tudo.

Coloque as pessoas certas a bordo

Um tempo atrás falei sobre este assunto em um dos meus artigos, chamado “Liderança: Por que algumas empresas tem sucesso e outras não?”. Se você não viu este artigo ainda, clique no link e leia o artigo em questão.

Quando falamos de propósito precisamos ter uma coisa muito clara em mente. Você não pode obrigar as pessoas a terem o mesmo propósito que sua empresa. Entretanto, você pode contratar pessoas que compartilham do mesmo propósito que sua empresa ou você.

Quanto mais pessoas pensam juntos na mesma direção, mais fácil e mais rápido as coisas acontecem.

Invista um tempo analisando e aperfeiçoando seus valores e propósito para que haja congruência entre o que você fala e o que você faz. Quando o falar e fazer são totalmente diferentes, ninguém irá acreditar que o propósito é real.

Crie valor compartilhado

Existem inúmeras formas de uma empresa criar valor compartilhado.

Quais são as ações sociais, campanhas e suporte que sua empresa realiza constantemente alinhado com o propósito da empresa?

De que maneira ela se engaja na comunidade e busca satisfazer o encontro entre o propósito e a comunidade na qual ela está inserida? Uma coisa é dizer, outra é fazer.

Apesar de não ser algo obrigatório para as empresas, quanto mais valor ela traz para as pessoas que fazem parte do todo, mais reconhecimento ela obtém e mais credibilidade ela transmite.

Uma empresa com propósito mostram constância

De nada adianta a empresa dizer que tem um propósito, fazer uma ação para promover e nunca mais atuar em algo que mostre que realmente o propósito faz parte do seu DNA.

O propósito de uma empresa deve ser tão forte que transpire o DNA da empresa. Diariamente precisamos perceber o quanto tudo e importante e divertido quanto estamos alinhados com algo maior que nosso ego e que nossas vontades individuais.

 

Concluindo

Empresas que surgiram e foram feitas para vencer são empresas que valorizam coisas essenciais, que são a razão da sua existência.

Sinceramente, você está conectado ao seu propósito e alinhado com sua empresa ou está apenas indo com maré e sendo sufocado pelo seu discurso?