Quando um filme de grande polêmica e expectativa entra nos cinemas, as opiniões divergem bastante. Aparecem aqueles que são extremamente apaixonados pelos personagens e esperam ver um filme empolgante que, normalmente, excede às expectativas, e também há aqueles que só querem encontrar falhas de gravação, roteiro, posicionamento e se frustram.

No mundo corporativo a situação não é muito diferente. A partir do momento que você iniciou sua função em uma empresa, você está igual a uma pessoa apaixonada, ou seja, vislumbrado pela oportunidade, apaixonado pelo que faz e por tudo o que envolve, afinal vassoura nova varre bem, não é mesmo?

Mas por que este sentimento de amor diminui com o tempo? A empresa mudou? Algumas vezes sim, mas na maioria das vezes, os problemas e defeitos já estavam presentes quando você chegou e, nem sempre, é um problema da empresa em si, mas das pessoas envolvidas, primeiramente, no seu setor e apenas depois nas outras esferas da empresa.

Se compararmos ao filme percebemos que o Batman possui um sentimento raivoso enorme e de vingança em quase toda a extensão do filme em relação ao Superman (sem dar mais spoilers sobre o final do filme para quem não assistiu ainda).

O que podemos extrair de aprendizados a partir do filme?

 

Citação de Alfred

É assim que começa. A febre, a raiva, o sentimento de impotência que transformam homens bons em cruéis….

Quando passamos da fase da paixão em uma empresa ou nos negócios, conseguimos perceber o que nos cerca de verdade e quais são nossos desafios reais. Parece que “acordamos” para a vida! No dia-a-dia profissional passamos por muitas conquistas e muitas frustrações. É ali que entra o conceito de homens bons se tornando cruéis. Pessoas com muito potencial a entregar se sentem subutilizadas e não conseguem mostrar seu verdadeiro potencial porque não há abertura para isso. Desta forma verdadeiros talentos são desperdiçados e estes talentos se sentem de mãos atadas. O que fazer para resolver? Diálogo aberto com seus superiores buscando este espaço dentro da empresa. Qualquer bom gestor está pronto para ouvir opiniões fundamentadas que possam contribuir para o aumento de desempenho.

 

Citação de Lex Luthor

“Bruce Wayne conhece Clark Kent. Ah, eu amo isso! Eu amo juntar pessoas? Como estamos?”

A palavra chave é: Relacionamentos/Networking. O quanto você trabalha para gerar relacionamentos de qualidade e que todos possam se beneficiar? Existem muitas pessoas que estão preocupadas com números, como por exemplo, quantos contatos eu posso ter no LinkedIN, no Facebook, Twitter, Instagram, etc.? Mas verdadeiramente, quantos destes contatos você realmente vai poder buscar para se reposicionar no mercado, para mostrar que você tem potencial para fazer determinado serviço ou que tenham interesse real em conhecer você presencialmente? Aceitar convites virtuais é muito simples. Uma notificação, um clique! Resolvido! Será mesmo? O quanto você é lembrado de verdade ou você é apenas uma figura na timeline? Qual o seu ponto único de valor? Por que alguém deveria querer conhecer você?

 

Citação Bruce Wayne para Alfred

“Ainda trabalhando? Você está ficando lento na sua velha idade, Alfred!”

Será que é mesmo a idade que nos traz a lentidão no trabalho ou deixamos morrer nossa vontade de entregar mais e perdemos a motivação que nos faz querer ir trabalhar todos os dias, não porque somos obrigados, mas sim porque queremos realmente fazer a diferença e buscar nosso lugar ao sol? É muito clichê pensarmos apenas em fazer aquilo que amamos em um país capitalista e onde você depende de dinheiro para fazer quase todas as coisas. Se você observar pessoas em cargo de lideranças hoje, você acredita mesmo que eles nunca tiveram que engolir vários sapos? Ou que a vida foi um mar de rosas para eles? Nunca passaram por dificuldades e sacrifícios? Experimente conversar com seus gestores e saber mais sobre a trajetórias deles. Certamente eles serão uma fonte de inspiração para você e ajudarão você a observar comportamentos vitoriosos. Mudando um pouco a música do Cazuza: Meus heróis não morreram de overdose! Faça de você mesmo seu herói! Ou mesmo jovem já está velho demais?

 

Citação de Martha Kent

“Seja o herói deles, Clark. Seja seu anjo, seja seu monumento, seja qualquer coisa que eles precisam que você seja… Ou não seja nada disso. Você não deve nada para este mundo. Você nunca deveu!”

Esta parte vai para os líderes. O quanto você está sendo líder e quanto está sendo chefe ou pombo correio do seu gerente? Muitas pessoas em cargos de gestão não estão presentes para suas equipes e apenas transmitem recados de seus superiores como forma de descarga do stress e pressão por resultados melhores e mais rápidos. Agora, como líder, o quanto você gasta a sua sola do sapato para se envolver com sua equipe e perceber seus problemas, dúvidas e verdadeiros talentos? O quanto você se importa com o crescimento deles? Lembre-se: O crescimento da sua equipe será o seu crescimento e reconhecimento. Raramente alguém vira líder em uma empresa ou é promovido sem saber se relacionar com as pessoas ao seu redor e sem possuir o senso de contribuição e a capacidade de trazer o melhor de cada pessoa. Seja líder e inspire! Ou não! Como você quer ser lembrado mesmo?

 

Citação de Batman

“Eu aposto que seus pais lhe ensinaram que você significa algo, que você está aqui por alguma razão. Meus pais me ensinaram uma lição diferente, morrendo na sarjeta por razão alguma…. Eles me ensinaram que o mundo só faz sentido, se você força-lo a ter sentido! ”

Por qual motivo você faz o que faz hoje? Qual a razão de você levantar de manhã e ir trabalhar? O que te move de verdade? É impressionante como vemos, em muitos casos, pessoas de potencial enorme, vivendo a vida de outras pessoas e com medo de seguirem o seu sucesso nas áreas com as quais possuem mais afinidade. Me surpreende perceber que, infelizmente, esta situação é muito mais comum do que parece. Qual o sentido que você quer trazer para a sua vida, sua rotina, empresa na qual trabalha e sua profissão? O que foi dito como certo ontem, não quer dizer que será certo amanhã. Entenda a vida como um carro e seus retrovisores. Os retrovisores te mostram o que ficou para trás e alguns perigos que podem surgir, mas a ampla visão e para onde você precisa prestar atenção é para frente. Siga a vida e dê sentido a ela, caso contrário, nada faz sentido!

 

O que você fará a partir de agora cabe a você decidir, afinal qual o sentido disso para você?

 

Um forte abraço!

Ricardo