Quem nunca se deparou com mentiras no ambiente de trabalho ou em casa? Muitas vezes somos bombardeados de histórias ao nosso redor e haja filtros para conseguir saber o que é verdade ou não.
No ambiente corporativo somos infectados por muitas coisas que não sabemos se é verdade. É justamente neste momento que surgem as lendas, os mitos e o blablabla que você quer evitar (ou deveria).
Vamos ver as melhores mentiras que te contam?
Quanto mais conhecimento técnico, mais chances você terá para ser promovido.
Isso é um mito! Não adianta apenas conhecimento e sabedoria se você não souber transmitir os conceitos e ideias por trás de tudo. Ainda, quem não tem habilidades de relacionamento, não sabe delegar e conseguir fazer com que os prazos sejam cumpridos, diminui, substancialmente as chances de conseguir uma colocar melhor na empresa/setor.
Sempre concorde com seu superior.
Outro mito interessante! Não é porque você recebeu uma atividade a ser realizada que você não pode questionar. Na verdade, as pessoas esperam que você tenha ou desenvolva uma visão crítica do que deve ser feito e contribua para melhorar o que tem que ser feito. É muito importante buscar entender o que está sendo pedido, mas também ver se algo pode ser melhorado te tal forma a influenciar, positivamente o resultado final.
Jamais fale sobre sua vida pessoal no trabalho…
Se você estiver vivendo uma situação temporária de dificuldades é importante conversar com quem deve saber a respeito para entender porque sua performance no trabalho diminuiu. Não adianta você querer compartilhar seus problemas quando estiver sendo demitido, o momento seria tardio. Por outro lado, não fique falando da sua vida pessoal o tempo todo para se vangloriar ou se valorizar. Tudo tem medida e o tempo certo para ser feito. Prudência é a palavra-chave.
Você é muito novo para um cargo e liderança.
Quem disse que liderança tem idade? Muitos jovens possuem habilidades técnicas e de relacionamentos acima do comum e sabem como aplicar estes conceitos de forma extremamente profissional. Se o fator idade fosse o principal, todos os funcionários com mais de 10, 15 anos de empresa deveriam ser sempre os gestores e líderes, mas porque isso não ocorre então? Justamente pela falta de capacidade de lidar com diferentes culturas, idades, costumes e comportamentos.
Eu preciso apenas fazer a minha função bem-feita.
Nem sempre… Na maioria das empresas da atualidade é importante sim, você dominar a sua área de atuação, mas você não pode ficar dentro de uma bolha. Você precisa desenvolver uma visão sistêmica, ou seja, entender o todo para poder contribuir e ajudar no que for necessário. Você já deve ter ouvido falar em espírito de equipe, não é mesmo? É disso que estamos falando aqui!
Se você quer crescer na vida, chegue primeiro e saia por último.
Não é quem trabalha o maior número de horas que é valorizado, mas sim quem trabalha o melhor. De que forma você organiza o seu tempo e atividades? Você sabe delegar corretamente? O que você considera um patamar produtivo para o seu dia-a-dia profissional? Saber trabalhar com todos os recursos disponíveis que você tem influenciam, e muito, o seu resultado em um dia de trabalho. Pare, pense e organize as suas rotinas de acordo com urgência, horários com menos interrupções para as atividades que requerem maior concentração e sempre, mas sempre deixe um tempo reservado para os imprevistos. Querendo ou não, eles sempre acontecem e não temos controle sobre eles!
Nem sempre tudo aquilo que queremos conseguimos realizar com excelência todos os dias, mas devemos buscar o aprimoramento continuo. Excelência é justamente não se dar por satisfeito com o resultado final obtido e saber que tudo, literalmente, tudo pode ser melhorado e aprimorado.
Se você quer buscar um crescimento na vida profissional, observe as pessoas que estão em cargos de liderança ou que possuem a função que você deseja e observe os comportamentos destas pessoas e busque modelar o que elas fazem, a forma com a qual se comportam e como se comunicam.
Não são apenas os fatores impostos pelas empresas que definem o seu crescimento, mas o quanto de responsabilidade você está disposto a assumir para o seu desenvolvimento e para achar o seu lugar ao sol.
Quanto mais você se depara com dificuldades, mais você precisa se questionar o que pode fazer de diferente, que não fez até hoje, que irá ajudar você no seu desenvolvimento e na contribuição por algo maior e melhor no seu ambiente corporativo.
Quem deseja sempre que a empresa invista no seu aprimoramento e nunca faz nenhum curso sem auxílio de custos, tende a ficar muito mais tempo no mesmo tipo de atividade esperando que outras pessoas sejam as responsáveis pelo seu crescimento.
A pergunta agora é: Por quanto tempo você quer se fazer de vítima e culpar os outros pela sua falta de sucesso?
Decida pela vida que deseja, sua carreira e o seu crescimento. Perceba as coisas ao seu redor, contribua sem esperar algo em troca e experimento o benefício de gerar um ambiente mais leve e produtivo ao seu redor.
O que te impede ainda? Do que você se esconde?
Um forte abraço!
Ricardo
Deixar um comentário