O controle emocional é fundamental para encontrarmos o equilíbrio entre nossas emoções e a razão.

Ao longo do dia em ambiente profissional e pessoal ocorrem diversas situações que podem fazer você perder a paciência rapidamente, principalmente se você estiver em um ambiente de pressão.

O que mexe com nosso emocional?

Não há dúvidas que muitas coisas podem mexer com nosso equilíbrio, mas alguns fatores que podem influenciar no seu controle emocional são:

  • Stress intenso contínuo: você sente a sobrecarga e a pressão diária por tempo prolongado
  • Problemas externos: você apresenta problemas pessoais, como família, saúde, cansaço e não consegue encontrar o equilíbrio;
  • Problemas financeiros: você deixa seus problemas financeiros afetarem seus resultados e perde o controle emocional por gerar uma sobrecarga adicional;
  • Fadiga: seu dia é muito atarefado (por excesso de tarefas ou por má gestão de atividades)

A maioria de nós está inserido em um ambiente de pressão e quando buscamos melhorar, muitas vezes não sabemos por onde começar. Entendemos que podem haver muito mais fatores além dos apenas citados aqui até agora. O importante é aumentarmos nossa consciência sobre este assunto.

Convenhamos, é mais fácil falar do que praticar não é mesmo? De que forma posso trabalhar melhor o meu controle emocional e aprender como observar melhor a tirar melhores conclusões e me manter mais equilibrado?

Como sugestão tente seguir os seguintes passos para trabalhar melhor o seu controle emocional.

6 passos para controle emocional

1) Não reaja imediatamente na raiva. Falas impulsivas normalmente não geram bons resultados.
2) Peça conselhos. Fale com quem tenha mais experiência com você para ver como lidar melhor com a situação
3)Procure achar uma válvula de escape. Leitura, corrida, academia contribuem para o seu bem estar
4) Veja o conjunto. Não foque apenas no problema, observe os fatores que o cercam.
5) Substitua pensamentos negativos por positivos. Mude a sua perspectiva de mundo.
6) Identifique e aprenda a controla seus gatilhos emocionais. Perceba o que tira você do seu estado ideal e aprenda a controlar suas emoções.

A prática será uma forte aliada nesta etapa de como gerenciar suas emoções. Haverão momentos em que você voltará a velhos e antigos comportamentos, mas você irá entender quais são as coisas que fazem você alterar o seu estado normal de funcionamento.

Estas mudanças de comportamento chamamos de gatilhos mentais, ou seja, o que dispara a emoção efetivamente. Quanto mais você se propor a entender e querer melhorar seus controle emocional, mais ampla será sua visão e melhores resultados acontecerão.

Uma outra forma de controlar estas mudanças é anotar em algum lugar quais foram as coisas que mexeram com você ao longo do dia, em que momento aconteceram e o que você fez para melhorar o resultado.

Com este treinamento constante, realizado de forma diária, você irá adquirir cada vez mais novos hábitos e fazer com que as suas reações sejam previsíveis para você.

Já dizia o ditado:

“A prática leva à perfeição!”

Sem dúvida alguma nem todos os resultados serão satisfatórios logo no início, por isso, não desista na primeira dificuldade. Busque aprender e tente novamente. Você perceberá que, quando menos perceber, você terá um controle incrível sobre as coisas que afetam seu humor e que fazem com que você não consiga estar no seu melhor controle emocional.

 

Um forte abraço!

Ricardo